O que é um banco de dados?

1. O que é um banco de dados?
R: É a coleção de informações que se relacionam de forma que crie um sentido. Também são coleções de dados interligados entre si e organizados para fornecer informações.
2. O que motivou a criação dos bancos de dados?
R: Foi uma organização nos dados cadastrais, também com experimentos que não deram certo pois necessitavam de uma base de dados para solicitar informações quando precisavam.
3. Enumere as principais diferenças entre o processamento de dados com arquivos convencionais e o processamento de dados com SGBD.
R: Tolerância a falhas;
Controle do acesso aos dados;
Armazenamento persistente de objetos;
Otimização de consultas;
Múltiplas interfaces com usuários;
Abstração dos dados;
Controle de concorrência;
Integridade dos dados;
Redução no tempo de desenvolvimento de aplicações;
Essas são dos sgbds...
já as dos dados convencionais são:
Inconsistência e Redundância de Dados Dificuldade de Acesso aos Dados Isolamento dos Dados Problemas com Integridade Problemas de atomicidade Anomalias no acesso concorrente Problemas de Segurança

4. Descreva alguns fatores que levam alguém a preferir o uso de arquivos convencionais ao uso de SGBD.
R:
Alguns fatores são suas vantagens como por exemplo:
Abstração dos dados; Controle de concorrência; Integridade dos dados;
Também quando necessitar de uma manutenção em algum programa ele se torna mais rápida devido a sua facilidade de divisão de programas.
5. Cite e explique cada etapa necessária para criar um banco de dados.
Etapas:
R: Modelagem conceitual: Primeira etapa do projeto de Banco de Dados. Conjunto de conceitos usados para descrever a estrutura de um banco de dados. Um elemento ou um conjunto de elementos de representação são agrupados e organizados para representar uma porção do “mundo real”, constituindo um “esquema de dados” compreensível pelo gerenciador.
Representa a realidade do ambiente do problema. É um modelo de alto nível. Representam os dados de acordo com a visão do usuário, sem nenhuma informação referente ao armazenamento no BD. Corresponde a uma representação do “mundo” descrito pelo banco de dados. Resulta em um esquema gráfico que representa a realidade das informações em determinado contexto
Modelagem lógica: Também conhecido como modelo de implementação ou representacional. Baseado em uma representação intermediária entre o usuário e o armazenamento físico. Considera uma das abordagens possíveis dos SGBDs: Modelo relacional, modelo orientado a objetos, modelo de redes, modelo hierárquico, etc;
Projeto físico: É um modelo de baixo nível. Descreve como os dados estão armazenados no computador, tais como: Tipo e tamanho dos campos, Índices, Domínio de preenchimento desses campos, Nomenclaturas, Exigências de conteúdo, Gatilhos, Etc. Utiliza a linguagem de manipulação de dados (DDL).





6. Defina os seguintes conceitos: banco de dados, sistema de gerência de banco de dados, modelo de dados, modelo conceitual, modelo lógico, modelagem conceitual e projeto lógico.
Banco de dados: : E coleção de informações que se relacionam de forma que crie um sentido.
Sgbd: Conjunto de ferramentas para a gestão do banco de dados
modelo conceitual: Descreve a estrutura do banco de dados, independente do SGBD definido.
modelo lógico: Descreve a estrutura dos dados contidos no banco de dados, de acordo com o SGBD definido.
modelagem conceitual: Coleta informações necessárias para a construção do banco de dados.
projeto lógico: Define os parâmetros necessários para cada entidade, objeto coletados na modelagem conceitual.

7. A definição do fator de bloco de um arquivo faz parte de que modelo: do modelo conceitual, do modelo lógico ou do modelo físico?
R: Modelo conceitual.
8. A definição do tipo de um dado (numérico, alfanumérico,…) faz parte de que modelo: do modelo conceitual, do modelo lógico ou do modelo físico?
R: Modelo Logico.
9. Qual a diferença entre a redundância de dados controlada e a redundância de dados não controlada? Dê exemplos de cada uma delas.
R: Na redundância de dados controlada, o software tem conhecimento dessa redundância. Exemplo: Um sistema onde a mesma informação é armazenada em vários computadores.
Na redundância de dados não controlada, o software não sabe dessa redundância e a sincronia dos dados fica por conta do usuário. Exemplo: Uma empresa em que cada setor tem um arquivo separado, alimentado manualmente e que a informação de cada um deles é vital para o outro arquivo.

Comentários

Postagens mais visitadas