Componentes GUI e eventos
Essa atividade fiz enquanto estava no curso técnico de informática, são projetos desenvolvidos em java, com a finalidade de iniciar com os componentes GUI na linguagem.
Ele é bem fácil e ira servir de grande ajuda para iniciantes.
ATIVIDADE:
Crie 10 (dez) projetos no NetBeans. Em cada projeto você deverá explorar 2 (dois) eventos distintos de um componente GUI diferente. Exemplo: no Projeto1 você poderá explorar o componente JButton e apresentar exemplos da utilização de dois eventos desse componente. No Projeto2 explorar outro componente e mais dois exemplos de dois eventos diferentes e assim por diante.
Mostrarei uma das minhas respostas pois são 10 e o poster ficaria longo. Mas queira ver essa do exemplo, deixarei o link logo em baixo.
Aqui utilizei um jButton e ao passar o mouse o jProggresBar inicia.
Ele é bem fácil e ira servir de grande ajuda para iniciantes.
ATIVIDADE:
Crie 10 (dez) projetos no NetBeans. Em cada projeto você deverá explorar 2 (dois) eventos distintos de um componente GUI diferente. Exemplo: no Projeto1 você poderá explorar o componente JButton e apresentar exemplos da utilização de dois eventos desse componente. No Projeto2 explorar outro componente e mais dois exemplos de dois eventos diferentes e assim por diante.
Mostrarei uma das minhas respostas pois são 10 e o poster ficaria longo. Mas queira ver essa do exemplo, deixarei o link logo em baixo.
Aqui utilizei um jButton e ao passar o mouse o jProggresBar inicia.
Mas ao retirar o mouse, ele para.
Foram utilizado dos eventos. O MouseEntered e MouseExited.
Código 1: Ira fazer o jProgressBar inicar
private Timer t;
private ActionListener l;
public Tre() {
l = new ActionListener() {
@Override
public void actionPerformed(ActionEvent e) {
//throw new UnsupportedOperationException("Not supported yet."); //To change body of generated methods, choose Tools | Templates.
if (jProgressBar1.getValue() < 100){
jProgressBar1.setValue(jProgressBar1.getValue()+10);
}
else {
t.stop();
}
}
};
t = new Timer(100, l);
initComponents();
}
Código 2: dentro do evento MouseEntered.
if (!t.isRunning()){
t.start();
}
Código 3: dentro do evento MouseExited.
t.stop;
Caso não entenda assim. faça o download desse projeto aqui em baixo.
Boa programação. 😅💪
Comentários
Postar um comentário